Serra do Cuó

Foto: Vladimir Cruz
A Serra

Serra do Cuó está localizado no município de Campo Grande, na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte, a 265 km de Natal. O nome Cuó é derivado de Acauã, uma ave comum na região. Seu clima é semiárido e animais como tamanduá e tatu-peba ainda habitam a fauna local. A conservação e a preservação desse grande monumento natural do nosso município se faz bastante necessária e o desenvolvimento do ecoturismo funciona como uma importante alternativa para a conservação de áreas ricas em geo e biodiversidade, por meio do manejo sustentável do local.

Talhado dos Americanos

Foto: Poliana Bezerra
O “Talhado dos Americanos” ou “Pico dos Americanos” é o ponto mais alto da Serra do Cuó com 489 metros. Esse ponto é conhecido como o “talhado dos americanos” por ter sido usado como ponto de referência na segunda guerra mundial pelos os americanos, que saiam da base aérea de Parnamirim rumo à África.

Porta do Abismo

Foto: Gelson Lezzi
Localizada na Serra do Cuó, apresenta-se como uma natural e singular formação rochosa, em forma de porta. Dela se descortina um abismo de 35m de onde pode ver o açude da Fazenda Poço Verde e a Serra João do Vale.

Bico do Papagaio

Foto: Vagner Souza
O Bico do Papagaio situa-se na parte oriental da Serra do Cuó, com elevação aproximada de 430 metros de altura. Composta de pedra e barro, o Bico do Papagaio recebeu esse nome devido ao seu formato parecer com o bico de uma das aves símbolos do Brasil, o papagaio.

A Unidade de Conservação

Foto: Vladimir Cruz
A proposta da Unidade de Conservação da Serra do Cuó com aproximadamente 600 metros, está localizado em uma região de clima semiárido e de grande importância ecológica, com espécies arbóreas de grande porte, incluindo espécies de importância biológica, pinturas rupestres, além de relatos históricos que fazem da nossa serra um dos destinos de passeios de trilhas serranas de nossa região. 

A Serra do Cuó é um dos lugares com o maior potencial para esportes ao ar livre do Rio Grande do Norte. Com seus 600m de altura, a serra tem chamando a atenção de escaladores de todas as regiões, devido às variadas paredes rochosas de até 280 metros de altura.

A Serra do Cuó é o único lugar do Rio Grande do Norte que abriga todos os tipos de escaladas: Boulder, Esportivas, Tradicionais, Fendas, Esportivas Móveis, Vias Longas, Vias para Iniciantes e Vias de Extrema Dificuldade.

Foto: Vagner Souza
A presente proposta se insere dentro das áreas de cerrado identificadas com potencial de serem transformadas numa unidade de conservação, com destaque para a grande beleza cênica de sua fauna e flora. A proposta ganhou força com as parcerias com o IDEMA e a UFRN. Essas duas instituições são fundamentais para a realização dos estudos técnicos necessários, para criação e manutenção da Unidade de Conservação Ambiental, com a exposição do levantamento da sua biodiversidade, bem como, seus recursos minerais.

A sua importância e os seus indiscutíveis valores ambientais, econômicos e sociais, requer uma ação visando sua proteção integral, de forma a manter a integridade dos ecossistemas locais e, ao mesmo tempo, permitir o desenvolvimento de atividades de pesquisa, turismo e recreação. 

Marco Geodésico
Desta forma, a situação da área proposta para criação da Unidade de Conservação da Serra do Cuó pode ser considerada única, uma vez que associa uma importância biológica com elementos paisagísticos de grande beleza cênica.

A criação dessa Unidade irá impedir que a pressão antrópica degrade e favoreça a utilização inadequada dos recursos naturais da região, proporcionando qualidade ambiental para as presentes e futuras gerações.

Em face da importância ecológica da área, principalmente relacionada à preservação do Cerrado, manifesto favorável à criação de uma unidade de conservação na Serra do Cuó.



        

        

        

        

        

        

       




 

 

* Todas as fotos e vídeos tem seus direitos reservados aos seus autores.