terça-feira, 3 de abril de 2018

NOTA: Emancipação Política de Campo Grande – Vereador VAGNER SOUZA

Foto: Heráclito Patrício
Caros conterrâneos, por muitos anos, a cidade de Campo Grande celebrou de forma equivocada, a sua emancipação política no dia do natalício do Coronel Pompeu Jácome, em 05 de abril.

Porém, de forma a corrigir esse erro, a lei municipal nº 339 de 23 de outubro de 2017, de minha autoria, subscrito pelo vereador Nilson Junior, alterou o feriado municipal do dia 05 de abril para o dia 04 de setembro, de maneira a se comemorar a emancipação política na data em que efetivamente o referido acontecimento histórico se deu.

A referida lei atendeu um apelo de vários estudiosos e historiadores de Campo Grande que buscavam tal correção. Em vista disso, foram realizadas várias consultas e por fim a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, atendendo a nossa solicitação, procedeu buscas nos arquivos históricos e nos forneceu cópia da Lei Provincial nº 114 de 04 de setembro de 1858, que elevou o povoado de Campo Grande a condição de vila, atribuindo a posição de sede administrativa.

Por outro lado, ressalto que devemos reconhecer a importante contribuição dada pelo Coronel Pompeu Jácome ao nosso Município, de modo que esta proposição rende uma justa homenagem àquele que foi o primeiro prefeito constitucional do Município e o prefeito mais velho do Brasil, deixando o dia 05 de abril – dia do seu aniversário – como data comemorativa, embora não mais feriado municipal.

Se vivo fosse, Coronel. Pompeu Jácome estaria comemorando na próxima quinta-feira (05), 152 anos de idade.

Vagner Souza - vereador de Campo Grande/RN

Coronel Pompeu Jácome

Em 05 de abril de 1866, na cidade de Campo Grande/RN, nascia o Cel. Pompeu Jácome, o prefeito mais velho do mundo, segundo a revista Veja.

Filho do Coronel Luís Florêncio Jácome e Jesuína Teodolina Percuncula, Coronel Pompeu foi o primeiro prefeito constitucional de Campo Grande, eleito pelo voto popular.

Administrou o município em 5 períodos, sendo o primeiro em 1916, quando Coronel Pompeu Jácome havia sido eleito presidente da Intendência Municipal (atual cargo de prefeito), governando sua terra natal no período de 1º de janeiro de 1917 a 1º de janeiro de 1919.

Coronel Pompeu foi o primeiro criador de gado zebu do Rio Grande do Norte, e um dos maiores produtores de algodão mocó (fibra longa) do estado, beneficiando, transformando em pluma em usina a vapor na sua própria fazenda Cachoeira e Serra do João do Vale.

Coronel Pompeu Jácome Jácome faleceu no dia 20 de novembro de 1966, com mais de 100 anos de idade.